• alziraboechat

NA FINLÂNDIA,UMA NOVA E CONSTITUCIONAL LEI PARA NOVOS TEMPOS:ISOLANDO A CAPITAL

Atualizado: Jun 5


Desenho de Klaus Welp em Helsingin Sanomat 29/03/2020

Olhei as revistas do Ari em busca de fotos mas não olhei o jornal. Ontem resolvi olhar e achei esse magnífico desenho em um deles! Amei!

Ele usou a ideia daqueles globos com água e paisagens dentro,que geralmente tem algo que se mexe, neve falsa por exemplo. É sempre uma surpresa para mim a criatividade das pessoas nas releituras/conexões que fazem. Amei essa!


Caríssimos Caríssimas


Vivi esse fato que esse desenho mostra. Momento histórico na Finlândia.

Eles tinham fechado as fronteiras do país usando uma lei, que existia e que nunca tinha sido usada,que dá poderes ao governo para tomar essas decisões sem consultar o povo.

Depois acharam que deveriam fechar a região/estado em que a capital, Helsinki, está para impedir que o problema se espalhasse por todo o país; na capital vivem muitas pessoas, é a maior cidade do país.

Ari estava assistindo tv, acho que o jornal da noite, e me disse: " O governo está escrevendo uma lei, de acordo com a constituição, para fechar a Newland(nem sabia que o nome era Uusimaa, em finlandês) e disseram que querem que a lei fique pronta até a meia noite." E eu: " Então vai ficar".

Fomos dormir. De manhã Ari foi direto ver se a lei tinha ficado pronta. E me disse:" A lei ficou pronta". E eu: " Claro. Eu não tinha dúvidas". A capital já estava fechada. E fecharam tudo. Só os serviços essenciais, como dizem agora, estão abertos.

Deve ter sido 28/03/2020 porque esse jornal de onde tirei o desenho é de 29/03/2020 e anuncia o fechamento da Uusimaa.

Nessa foto vocês podem ler: Uusimaa on nyt suljettu( Agora Newland está fechada)(Nova Terra em português?)

Não está na página de capa. Talvez porque é grande e precisava de duas páginas? O jornal faz uns poucos anos mudou o formato para o de jornal/revista.


Vocês gostram também do desenho?

Com carinho,

Alzira Maria

P.S.: Uma amiga me perguntou porque na Finlândia há menos pessoas infectadas.

Assunto para outro post!






25 visualizações
banner-dois.png

© 2019 - created by Fernanda Curcio          |           Política de Privacidade