• alziraboechat

RECEITAS DE TODA PARTE! COM CHEIRO DE MEMÓRIA!!!


Foto: Eliane Boechat Ribeiro Nolasco



Estocolmo,28/04/2020


Bom dia leitoras e leitores!

Eu, reconhecida devoradora de textos em jornais, leio os jornais brasileiros na net e procuro as reportagens interessantes que eu posso ler não sendo assinante e envio para quem acho que vai gostar de ler.

Nessa época de pandemia com quarentena, muitos chefes tem publicado suas receitas; um deles foi o Alex Atala essa semana. Lá havia a possibilidade de ir ao youtube vê-lo no canal em que ensina uma receita direto da casa dele, com atenção para aproveitamento de partes de alimentos que normalmente vão para o lixo. Amei.

Nós morávamos em São Paulo na rua Padre João Manuel e da janela da sala/copa, podíamos ver o DOM no fim da rua transversal à João Manuel. Hoje o DOM continua lá firme e forte e a ele se juntou outro restaurante do Alex, o "Dalva e Dito". De lá vem a receita de bolo de fubá que ele publicou.

Enviei para a minha prima que mora em São Paulo, Eliane. Ela fez, aprovou e gentilmemte me enviou fotos. Publico aqui as fotos e a receita.

Bolo de fubá no forno .Diminuí a quantidade de açúcar .Se ficar bom ,te falo ! Ficou muito bom ! Saboroso e fofinho !!Ah,e uma pitada de sal !!

(Recado da Eliane no WhatsApp)


BOLO DE FUBÁ DO RESTAURANTE "DALVA E DITO"

Alex Atala


Ingredientes

3 ovos

200 gramas de açúcar

130 ml de óleo

80 gramas de farinha de trigo

100 gramas de fubá

11 gramas de fermento em pó


Fazer

1.Por numa bacia a farinha, o fubá, o fermento.

2.No liquidificador, bata os ovos, o óleo,o açúcar. Adicione o leite quente e bata.

3.Adicione aos ingredientes secos e bata.até obter mistura homogênea.

4.Unte a forma antes de colocar a massa.

5.Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 40 minutos.



RECEITA DE PÃO DE LÓ


1.Se quiser fazer em forma redonda de 20 cm ,faça metade da receita . Receita completa:

Ingredientes:

6 ovos ,6colheres de sopa de açúcar ,6 colhees de sopa de farinha de trigo peneirada ,1colher de sopa de fermento em pó ,1colher de sopa de água ,1colher de chá de essência de baunilha ,1pitada de sal .

Modo de fazer:

Bater as claras em neve; enquanto estiver batendo coloque a água e a pitada de sal Acrescente as gemas;bater bem. Acrescente o açúcar e a baunilha;bater bem .

Acrescente a farinha peneirada aos poucos e misture suavemente.

Por último o fermento em pó ,sempre misturando de baixo para cima .

Coloque em forma retangular untada com manteiga ou margarina e com um pouquinho de farinha de trigo .Despeje a massa na forma ,espalhe suavemente .

Asse em forno já previamente aquecido por 20 a 30 minutos no forno.

Fica fofinho e leve .

Recheio a gosto ...

Eliane me enviou a receita tradicional da mãe dela. Lembro muito bem da tia Darcy fazendo o rocambole com essa receita e enrolando .

Recheio de goiabada ou de doce de leite.Sinto o gosto e o cheiro que ficava na cozinha dela.

O doce de leite ela comprava em tabletes (havia fábrica em Itaperuna), punha os tabletes na panela e acrescentava leite e punha para ferver. Fazia então com facilidade e rapidamente o doce de leite pastoso. Digo rapidamente porque para fazer o doce de leite sem esse já pronto é preciso ficarmos lá no fogão longo tempo mexendo o leite até evaporar e virar o doce.

Ano passado fiz isso com o doce de leite em tablete que Angela, minha cunhada levou. Ficou delicioso. Eu gosto muito de comer bolo quente com café. Degustem!

Abraço carinhoso,

Alzira Maria

P.S.: Se fizerem algum desses dois, por favor, me mandem fotos!



57 visualizações
banner-dois.png

© 2019 - created by Fernanda Curcio          |           Política de Privacidade