• alziraboechat

RESPOSTA A: POR QUE OS RESULTADOS DA PANDEMIA SÃO DIFERENTES NA FINLÂNDIA?

Atualizado: Mai 15

"ESTAR PREPARADO ESTÁ NO DNA DO POVO FINLANDÊS" diz Tomi Lounema


Helsinki ILTA SANOMAT 6/04/2020 Foto: Vesa Mailanen /Lehtikuva


Estocolmo,8/04/2020


Bom dia! Lua rosa hoje ainda!


Querida amiga

Depois da sua pergunta ontem(que expliquei com as informações que tinha), Ari leu e me enviou 2 artigos. Esse está em inglês e está excelente.

O outro é em finlandês e dá para ver as fotos nas 2 capitais. Os jornais na Finlândia sempre publicam, as diferenças entre os dois países. Estou te mandando porque me perguntou.

Grata pela possibilidade de reflexão.

Vou publicar no blog sobre o tema e lá vou por fotos e informações dos dois artigos. O que posso fazer em casa durante a quarentena, para ser e me sentir útil,é escrever sobre algum tema que acrescente, esse ou outro.

Ah, se achar que vai te ajudar a explicar sua preocupação com a segurança, manda o artigo em inglês para seus filhos. Sozinhos com o texto eles se sentem mais à vontade para refletirem e depois, se quiserem, falar sobre.

Às vezes as pessoas ficam tão assustadas com os fatos que custam a querer falar sobre. Às vezes eu não me lembro disso e perco a oportunidade de esperar que a pessoa venha, no tempo dela, falar sobre o tema. Essa é minha experiência.

E é apenas uma ideia que tive. Não sei se vai ser boa para essa situação. Consulta seu coração; ele sabe o que é bom para você.

Gostei muito de falar com você ontem. Quando quiser, telefone.

Abraço carinhoso,

Alzira


Orando por todos os governantes na Terra agora; por todos os povos. Que sejam inspirados e apoiados em suas decisões.

"Senhor, fortalece em nós a paciência para com as dificuldades dos outros, assim como precisamos da paciência dos outros para com nossas dificuldades."

Emmanuel em Recanto de Paz



Caríssimas, caríssimos


Vou tentar responder à pergunta da minha amiga juntando aqui as informações dos artigos (Um em inglês e outro em finlandês. Atualmente temos o Google! Aqui está o link para o artigo no NY Times https://www.nytimes.com/2020/04/05/world/europe/coronavirus-finland-masks.html).


Ari me disse que uma das diferenças entre a Finlândia e outros países é que o ministério vem todo junto para dar as notícias importantes; ou pelo menos, muitos dos ministros junto com a primeira ministra. Isso fortalece o governo, porque antes de trazerem a notícia eles formaram um consenso: partidos, ministros, presidente.


Segundo NY Times no artigo Finland, "Prepper Nation of the Nordics" isn´t Worried About Masks , April 5, 2020

By Christina Anderson and Henrik Pryser Libell


1. a Finlândia está tranquila na pandemia porque, diferentemente dos outros países, tem um estoque enorme de todo tipo de coisas necessárias para uma crise séria: máscaras cirúrgicas, remédios e outras coisas ligadas à medicina, grãos,ferramentas para agricultura, produtos higiênicos de todo tipo e muito mais.Esse estoque está armazenado em diferentes locais espalhados pelo país, com localização não revelada.

Noruega , Suécia e Dinamarca também construíram esses estoques durante a Guerra Fria e mais tarde pararam de armazenar. Mas não a Finlândia.

Quando o coronavirus começou, esse estoque foi usado pela primeira vez depois da II Guerra Mundial.Tomi Lounema, chefe executivo da Agência Nacional Finlandesa para o Suprimento de Emergência,disse que a localização geográfica do país ensinou aos finlandeses a necessidade de estarem sempre preparados, referindo-se à proximidade com a Rússia, que invadiu a Finlândia em 1939.

Além disso, a única saída pelo mar para a Finlândia é pelo Mar Báltico, que, em caso de crise, pode ser cortada. Daí a necessidade do estoque sempre.

"Estar preparado está no DNA do povo finlandês" disse sr. Lounema.

Ele disse também que as máscaras do estoque são antigas mas úteis e eficientes.

Não foi publicada nenhuma informação sobre quantidade de máscaras ou outro produto medical.

2.Na Suécia, Fredrik Bynander, diretor do Centro para Segurança Social,disse que o governo sueco vendeu os estoques que tinha, inclusive remédios e instrumentos para medicina, porque " A "paz eterna"tinha chegado e não iríamos mais precisar desse estoque" declarou ao NY Times.

Depois que a Suécia entrou para a Comunidade Européia em 1995, o sistema de Saúde foi construído com a ideia de os hospitais terem estoques para 2 ou 3 dias apenas, disse ao jornal o analista da Agência Sueca de Pesquisas para Defesa, Andres Melander.

"Nós esperávamos que com o mercado livre nós sempre conseguiríamos o que precisássemos" disse ele ao telefone.

Depois da privatização do monopólio estatal farmacêutico, a vulnerabilidade da Suécia aumentou. Até então, a farmácia do governo mantinha o estoque de produtos farmacêuticos para crises. Depois , nenhum setor se responsabilizou por isso.

"Não é um bom plano", comentou o sr. Melander. "É como dizer: " Eu não preciso ter um extintor de incêndio. Eu posso correr e comprar um quando o fogo começar. Isso mostra que o mercado livre só é livre quando tudo está bem."

Mas a Suécia organizou e distribuiu uma brochura (Se a crise ou a guerra acontecer) onde orienta a população o que estocar e a criar seu próprio estoque.

3.Na Noruega, diz o diretor da Agência Médica Norueguesa, Audun Haga, que o país pode ficar sem os produtos médicos necessários em poucas semanas porque eles vem da China, que está começando a reabrir as fábricas.

Felizmente em todos os países as companhias estão se prontificando a fazer o que o país precisa:Laerdal na Noruega; Grundfos na Dinamarca;Scania e Absolut na Suécia.


COMENTÁRIO MEU:

Acima, parte do artigo no NY Times em tradução livre minha. Link está no texto e podem conferir no caso de dúvida. Lá podem ver também o nome dos/das jornalistas que contribuíram, vários.

Espero ter contribuído com essas informações. Achei interessante saber.

Com carinho,

Alzira Maria


FOTOS NA REPORTAGEM DE ILTA SANOMAT DE 6/04/2020

TAMBÉM DIFERENÇA ENTRE DOIS PAÍSES


Estocolmo Foto:Stella Pictures/MVphotos



Malmo(com trema no o) Suécia Foto:Johan Nilsson/TT/Reuters



Helsinki Foto: Lassi Rinne


0 visualização
banner-dois.png

© 2019 - created by Fernanda Curcio          |           Política de Privacidade