• alziraboechat

SENTADOS À MESA:MEMÓRIAS

Atualizado: Abr 17


Foto: Alzira Boechat "Mesa de café da manhã no domingo da Páscoa em 2020, em Estocolmo"


Estocolmo, 16/04/2020

"A LUZ DOURADA DA CHAMA DE UMA VELA ASSENTA-SE SOBRE O TRONO DA SUA LUZ ESCURA AGARRADA AO PAVIO" (O ZOHAR)

Citação em "Mãos de Luz"- Barbara Ann Brennan


Bom dia a todos!

Tenho tirado bastante fotos da nossa mesa nessa quarentena; as pessoas tiram fotos da janela e eu da mesa. É que nossa janela não dá para a frente do prédio; meu prédio fica numa rua sem saída e por isso sem movimento.

Temos muitas janelas, mas não dá para acompanhar a vida por ela. Então fotografo o sol por ela e é só.


Foto: Alzira Boechat "O sol se pondo na minha janela em Kungsholmen/Estocolmo"


É mais movimentado na mesa do que na janela aqui em casa. Parece casa da mamãe: muito movimento à mesa e na mesa.

Agora que Ari trabalha em casa, dividimos a mesa do computador: ele fica lá e eu na mesa da copa; felizmente ela é grande: metade ocupo com livros e computador e a outra usamos pra café, almoço,café.


E vou fotografando e me lembrando de outras refeições à volta de outras mesas em que tive o prazer e a honra de me sentar com os donos da casa e sua família, em outros tempos ou agora;mesas de restaurantes(ou balcões) onde fui convidada ou me convidei; foram tantas as possibilidades que Deus me trouxe; acho que esse tema dá um livro.

Hoje me lembrei de um bar numa das esquinas de Lausanne, na Suíça, onde morei no final da década de 80(era numa esquina mesmo: Vejo direitinho a esquina e o restaurante/bar espanhol, de tapas que eu e Ari descobrimos, experimentamos e amamos. E por quê me lembrei? Porque fiz a salada de polvo que comíamos lá; eu piquei tudo e misturei e Ari temperou. Divina!


Foto: Alzira Boechat "Mais um almoço com Ari, durante a quarentena em 2020 "



Ari repetindo!

Acima divido com vocês "a arte de cortar ervas! que aprendi com a irmã do Ari.

As ervas vão para uma caneca e são cortadas com a tesoura em pé: evita-se ervas espalhadas pela pia Um brilho!

Tenho mais, muito mais para falar sobre mesas/receitas /memórias/companhias à volta da mesa!



Na foto, uma das muitas mesas de café que arrumamos na época do aniversário da mamãe em junho de 2019. Estivemos lá durante muitos dias. Lucy levou a toalha e as xícaras

Maravilhoso podermos estar nesse jardim e nessa cabana.

Gratidão a todos os nossos antepassados que nos legaram esse paraíso para nossos encontros Gratidão à mamãe que soube conservá-lo.


Foto: Lucy Boechat ou Paula Boechat


Essa mesa agora e´da Lucy, minha irmã. Ela foi do tio da mamãe, Amadeu Tinoco Lacerda, e ficava na fazenda dele. Quando mudamos para a casa que papai construiu em Itaperuna, no quintal da casa onde morávamos, a mesa foi revestida de fórmica, assim como os bancos que a acompanhavam, para ir para a copa da casa nova, construída no tamanho da mesa, com armários embutidos com a mesma fórmica da mesa e bancos. A mesma fórmica foi usada para cobrir todas as portas.

O chão da copa era de mármore branco,delicioso para deitarmos nos dias quentíssimos do verão de Itaperuna.

Mamãe saiu de Itaperuna e alugou a casa. A mesa foi guardada por uma pessoa até a Margareth poder pegar de volta quando se mudou para Minas Gerais na volta de NY; ficou com ela alguns anos e passamos um Natal à volta dela.

Margareth veio de Minas para Itaperuna e a mesa foi para a cabana no quintal de mamãe, que fazia tempos já estava de volta a Itaperuna e tinha uma pensão para moças na parte de cima da casa.

Antonio deu à mamãe uma mesa para a cabana e a mesa tão viajada do tio Amadeu já não seria mais necessária lá. Foi a oportunidade de Lucy realizar o desejo dela de muitos anos:ganhar a mesa; ela já tem um quintal onde a mesa coube maravilhosamente bem, como vocês veem na última foto acima

Paula e Lucy armam mesas maravilhosas.


Outras histórias de mesas virão!

Com carinho,

Alzira Maria

P.S.: Gratidão, Lucy, pelo envio das fotos.



16 visualizações
banner-dois.png

© 2019 - created by Fernanda Curcio          |           Política de Privacidade